sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Festa de Binche
























Binche é uma cidadezinha de 10 mil habitantes ao sul de Bruxelas, capital da Bélgica.

Durante os três dias que precedem o início da Quaresma, há apresentações de grupos de Gilles, homens fantasiados com blusas de manga comprida e calças bordadas com motivos religiosos, monárquicos e históricos. Sinos presos na cintura e tamancos de madeira nos pés ajudam a marcar o ritmo durante as danças ao som de tambores. No fim da apresentação, os gilles distribuem laranjas para a platéia. Durante o dia, usam uma máscara de cera. À tarde, um chapéu com imensas plumas de avestruz que ultrapassam 1 metro de comprimento. Cerca de mil homens participam da festa todo ano.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carnaval na França

























Uma das tradições mais belas do Carnaval francês é a Batalha de Flores. Moças e rapazes fantasiados em gôndolas enfeitadas arremessam flores aos observadores do cortejo que sai do Théâtre de Verdure até o Hotel Negresco. A primeira batalha aconteceu em 1876, como uma troca de buquês entre carruagens decoradas.

No último dia, o Rei Momo marcha juntamente com milhares de crianças em idade escolar. O cortejo termina na Incineração: todas as máscaras são queimadas na praia, anunciando o fim das festividades, marcado com um show de fogos de artifício.

Carnaval de Veneza



















As máscaras são a marca registrada do Carnaval de Veneza, na Itália. Mais longo que o brasileiro, ele começa dez dias antes da Terça-feira Gorda, em que há shows na Praça de São Marcos (Piazza San Marco), o ponto central da festa. Nas mansões e palácios do Gran Canale, coração da cidade, são realizados luxuosos bailes de mascarados.

Uma das mais tradicionais fantasias do Carnaval de Veneza é a bauta, conjunto de túnica preta comprida, chapéu de três pontas e máscara branca que cobre todo o rosto. A bauta pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.
























Na lista dos mais populares (e tradicionais) personagens encarnados no Carnaval estão Colombina, Pierrot e Arlequim, oriundos da “Commedia Dell’arte”, estilo teatral de improviso e tom cômico.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lapis-Lazuli.




















A tradição diz que as leis dadas a Moisés estavam gravadas em tábuas de Lapis-Lazuli.
Usado há séculos com finalidades decorativas, os exemplos mais conhecidos são os artefatos usados pela antiga civilização egípcia.
Nomeado CHESBET, pelos egípcios, uma quantidade de Lapis-Lazuli muitas vezes aparecia como um item importante na lista de tributos a serem pagos ao Egito, pelos países sob sua influência. Frequentemente participava da lista de presentes enviados pela Babilônia. Os Lapis-lazuli da Babilônia eram das mais antigas minas do mundo, as quais já estavam sendo mineradas no ano 4000 A.C. (e ainda hoje se trabalha nelas).
O Lapis-Lazuli era consagrado a Ísis.
Dizia-se que o sumo sacerdote do Egito usava suspenso no pescoço, uma imagem de MAT, deus da verdade, feita dessa pedra.
Era triturada e misturada com pigmento e nessa forma foi usada por séculos como maquiagem cara e luxuosa, assim como tinta para artistas renomados.
O Lapis-Lazuli era uma das pedras utilizadas sobre o peitoral dos mais altos sacerdotes de Israel.
Os sacerdotes egípcios acreditavam que meditando na profundidade de suas tonalidades, conseguiam penetrar em seus mistérios, e estabelecer contato com os deuses.
O antigo palácio de Petisburgo da célebre família russa Orlov, possuia uma sala de recepção cujas paredes se encontravam completamente cobertas de Lapis-Lazuli, na crendice de que assim, nenhuma desgraça poderia ocorrer naquele casa. 



  Indicações: Confiança e segurança na tomada de decisões importantes.
Propriedades: Conhecida como a pedra dos Faraós, abre o campo mental estimulando a inteligência e autocontrole na tomada de decisões. É associada ao sexto chakra intensificando a captação e percepção de mensagens de outras dimensões.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Safira
















O nome safira deriva do hebraíco Sapphir que significa a coisa mais bela. Símbolo da fidelidade, verdade, sinceridade e lealdade (e por isso mesmo muito usada em alianças), a safira carrega o 'azul dos deuses'. Não é por acaso que os Persas acreditavam que a Terra repousava sob uma enorme safira, cujos reflexos davam a cor azul ao céu. Dizem que a safira apareceu pela primeira vez na Arábia. Nero, o imperador de Roma, recebeu de Derniero, o rei da Arábia, vária safiras e uma carta que explicava o significado da pedra.
Há safiras azuis, amarelas, verdes, púrpuras, rosas, marrons, brancas ou incolores. Contudo, quando, em negócios, alguém menciona a safira sem qualquer especificação de cor adicional, ele está falando da variedade azul.
As jazidas mais importantes atualmente se encontram na Austrália, Birmânia, Sri Lanka e Tailândia. 



  Indicações: Sensitividade, Amor, Meditação, Cura.

Propriedades: Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos. São também usadas como protetoras da saúde em sentido geral.

Malaquita




















Os egípcios utilizavam as pedras pulverizadas como remédio para a vista.
Cleópatra utilizava pó de Malaquita como cosmético.
Na Itália, a Malaquita era utilizada contra mau olhado.
Ela era considerada um talismã particularmente apropriado para crianças. Amarrar uma dessas pedras a um berço fazia com que todos os maus espíritos se afastassem, permitindo que a criança dormisse calma e pacificamente.
Em algumas partes da Alemanha a Malaquita dividia com a Turquesa a reputação de proteger o usuário do perigo de quedas. Dizia-se que ela dava um aviso do perigo próximo, quebrando-se em pedaços.
As coroas dos Faraós quase sempre possuiam Malaquitas aplicadas, pois estavam convencidos de que sua influência favorecia a justiça e o equilíbrio das decisões.
Segundo uma lenda Russa, quem beber de um recipiente de Malaquita compreenderia a linguagem dos animais.

Esmeraldas






















As Esmeraldas estão desde o início do pensamento humano entre as pedras preciosas mais desejadas e valiosas. os gregos chamavam-na “a deusa verde de todas as pedras”. Entre os romanos, era considerada “a pedra do amor”, da confiabilidade e fidelidade. No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas Esmeraldas, pois acreditava-se que nelas residia a entrena beleza de Vênus e que remoçava a aparência.

Também os Incas e Astecas honravam as Esmeraldas, pois acreditavam que se tratasse de pedras sagradas. As Esmeraldas exerciam em quase todas as culturas e casas reais um papel muito importante e eram consideradas como pedras de adorno e curativas.
Admirado por mais de 4.000 anos, o verde profundo das esmeraldas tem sido símbolo de imortalidade e juventude. Essas gemas foram admiradas pelos egípcios e romanos: o Imperador Nero observava os gladiadores através de uma lente de esmeraldas.

Diamantes





















Os gregos se referiam aos diamantes como faíscas das estrelas que caíam sobre a Terra. Sobre eles, dizia-se também que o fogo refletido era a constante chama do amor. E mais: eles seriam lágrimas dos deuses.

A história dos diamantes é bem antiga, nos últimos 2.500 anos eles vêm sendo utilizados em joias e adereços. O termo “diamante” é derivado da palavra grega “Adamas” (o inconquistável), prova suficiente de que, já na Antiguidade, era conhecida e apreciada por sua indestrutível beleza.

A natureza comprova o quanto essas gemas são especiais… O diamante é a única pedra preciosa composta apenas de um elemento, o carbono. É exatamente a mesma composição do grafite, que parece seu antônimo: sem brilho, cinzento, quebradiço.