domingo, 30 de junho de 2013

Paprachiat





O paprachiat também conhecido por prajied ou kruang ruang refere-se a uma corda trançada colocada no braço do lutador de Muay-thai. 
Ao contrário do mongkon este é um objeto pessoal. O amuleto sagrado é oferecido ao lutador antes de este iniciar a sua carreira no campo de treino durante o seu período de formação espiritual que deve ocorrer por um tempo de aproximadamente seis meses num mosteiro. Ao longo da cerimônia final no mosteiro, o amuleto é benzido pelos monges, transformando-se num importante talismã.

Mongkon




O mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores de Muay-thai quando entram no ringue. Este objeto sagrado é tradicionalmente benzido em sete mosteiros budistas, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no ringue de combate e, naturalmente, de serem executados os rituais wai kru e ram muay. O mongkon pertence ao mestre e ao campo de treino do lutador. Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon. Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da área de combate. Por fim, o sagrado objeto é removido do lutador quando este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru e o ram muay. A colocação e remoção do mongkon é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio, contudo pode também ser efetuada pelo pai do lutador ou alguém bastante próximo do mesmo.