sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Camafeu







O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.

 Originalmente eram obras a partir de faces e rostos femininos, aos quais se esculpiam estilos românticos, com características clássicas.
Camafeu é uma pedra semi preciosa em tom cinza, com duas camadas de cores diferentes, numa das quais apresenta uma figura em relevo, usada como pingente.

A pedra camafeu surgiu na época do Egito Antigo, na cidade de Alexandria, por volta do ano 300 a.C. Os egípcios utilizavam a pedra como jóias e adereços para roupas. O camafeu é produzido a partir de várias outras pedras, como a ágata, ônix, sardônica etc. Os camafeus antigos vinham com imagens lapidadas de deuses, figuras femininas e cenas mitológicas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Arthur Rimbaud e Paul Verlaine








Dizer que a relação dos poetas Arthur Rimbaud e Paul Verlaine foi conturbada é pouco. Verlaine chegou a abandonar o emprego e até a família para viver com Rimbaud, que era dez anos mais jovem. Juntos, os poetas viajaram pela França e parte da Europa. E foi em Bruxelas, na Bélgica, que após uma discussão, Verlaine sacou uma arma e atirou no parceiro.  Rimbaud foi para o hospital e Verlaine para a cadeia. O incidente marcou para sempre a vida de ambos. Ao sair da prisão, Verlaine tentou sem sucesso voltar para a ex-esposa. Rejeitado, o poeta – que tinha problemas com o álcool – passou a beber com mais frequência , terminando seus dias na indigência. Recuperado dos ferimentos e longe do antigo companheiro, Rimbaud passou a viver como comerciante de escravos e traficante de armas.

Música Medieval Irlandesa

Filtro dos Sonhos





 

O Filtro dos Sonhos é um amuleto indígena, que consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial.
O Filtro dos Sonhos, também pode ter outros nomes como apanhadores de sonhos, caçadores de sonhos ou espanta pesadelos (em inglês dream catcher).

. O filtro, que na verdade é uma grande teia, tem a função de separar os sonhos bons e importantes das energias ruins, que podem nos fazer mal.
Os sonhos bons sabem exatamente por onde devem ir, passando pelo buraco central da teia, ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo e ficando presos nos fios. Quando surgem os primeiros raios de sol os sonhos ruins desaparecem.