sexta-feira, 27 de abril de 2012
Sábado
A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico ( shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando o dia de Sábado ao deus Saturno, o que originou em inglês a denominação Saturn's day, posteriormente abreviada para Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".
Entre os romanos, por exemplo, este dia dedicado a Saturno, deus da agricultura, e representava um dia de descanso na semana pela boa colheita.
domingo, 15 de abril de 2012
O homem rico resolve presentear um homem pobre no seu aniversário e ironicamente mandou preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.
Na presença de todos, entregou o presente recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradeceu e pediu ao homem que aguardasse alguns minutos pois gostaria de retribuir a gentileza.
O homem pobre jogou fora o lixo, lavou e desinfetou a bandeja, encheu-a de flores, e devolveu-a ao homem rico com um cartão onde se lia:
"A gente dá o que a gente tem de melhor"
terça-feira, 10 de abril de 2012
Mezuzah
A Mezuzah é um símbolo da fé judaica merecedor de grande respeito. A mezuzah é uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal, em geral de 3 a 4 polegadas de comprimento, contendo um pedaço pequeno de pergaminho, no qual em 22 linhas estão escritas que fazem parte do "Shemah" (oração da unicidade de D'us). Normalmente tem a letra Shin.
É fixada na parte direita das portas de cada quarto de uma residência ou escritório (incluindo garagens), mas nunca deve ser colocada na entrada de casas de banho e em espaços com uma área inferior a 1,8 metros quadrados. Ela é afixada no terço superior do batente direito, na parte mais externa do umbral e em posição oblíqua, com a parte superior apontada para o interior do aposento.
Beija-se quando se sai ou entra em casa, tocando-a com as pontas do dedos e em seguida tocando os lábios. O significado religioso mais profundo do seu simbolismo é lembrar ao homem a unicidade de D'us.
Menorá
A Menorá é um candelabro de sete braços, originalmente projetado em ouro batido e puro, feito por Moisés para ser colocado dentro do Santo Lugar (área intermediária do Tabernáculo, entre o Átrio Exterior e o Santo dos Santos) juntamente com o Altar do Incenso e a Mesa dos Pães da Proposição. É, sem dúvida, o principal dos símbolos judaicos e o mais difundido, devido a sua origem verdadeiramente bíblica. Moisés seguiu o modelo mostrado pelo próprio D-us: “Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte” Êxodo 25:40.
Existe uma crença de que simboliza os arbustos em chamas que Moisés viu no Monte Sinai (Êxodo 3). Vemos na Bíblia (Zacarias 4:1-6, Isaias 11:1-4, Apocalipse 1:4-13) que a Menorá é uma espécie de representação física do Espírito de D-us.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
A palavra Páscoa em várias línguas
Afrikaans - "Paasfees"
Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿIdul-Fisḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Великден ('Velikden)
Catalão - Pasqua
Dinamarquês - Påske
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiaა- (Aghdgoma)
Grego - Πάσχα (Páscha)
Húngaro - Húsvét
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
Italiano - Pasqua
Japonês - イースター (Īsutā)
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Letão - Lieldienas
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya
Ucraniano - Великдень (Velykden')
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Assinar:
Postagens (Atom)