domingo, 16 de dezembro de 2007

Nunca tive uma caixinha de música




























Nunca tive uma caixinha de música. Cada vez que sonhava com uma, nascia mais uma estrelinha nos meus olhos!

Momento mágico













Na caixinha você manda um momento mágico, um hiato de melodia enjoadinha mas doce, em meio ao burburinho cotidiano.

Talvez essa seja a única forma tangível de doar delicadeza. Uma bailarina deslizando sem pressa sobre o espelho. Um balé que nem existe mais. Mas ali sempre se pode dar mais corda, até cansar.

Reuge fête Mozart


Quoi de plus naturel pour Reuge, seule entreprise au monde capable de perpétuer la délicate fabrication de grandes pièces à musique, que de célébrer le 250ème anniversaire de la naissance d'un génie de la composition musicale, Wolfgang Amadeus Mozart.
Par la création de 4 boîtes à musique en édition limitée dédiées à Mozart, Reuge entend aussi attirer les fans, nombreux, de l'enfant prodige de la musique et perpétuer la tradition de la boîte à musique, avec de nouvelles formes, de nouvelles marqueteries et de nouvelles mélodies, empruntant alors les airs au répertoire de Mozart.
Toutes les pièces du mouvement à musique, sont conçues et patiemment assemblées dans les ateliers de Sainte-Croix avec tout le savoir-faire et la passion des artisans de la manufacture.
Alors que les essences de bois les plus nobles et les plus rares sont choisies, les marqueteurs assemblent méticuleusement à la main toutes les pièces. Toute marqueterie est imaginée chez Reuge et ajoute une touche artistique à l'image de la boîte à musique.
Quatre boîtes à musique, spécialement conçues pour célébrer le 250ème anniversaire de Mozart, sculptées dans les bois les plus nobles, finement marquetées, sont ainsi proposées en édition limitée. Amadeo, Don Giovanni, Nozze di Figaro, et 1756 rendent ainsi hommage avec émotion au génie de Mozart.

Amadeo de Reuge

Amadeo
Dessinée dans l'esprit du 18ème siècle, cette boîte est sculptée dans des bois précieux: loupe de thuya, palissandre de Rio et pau marfin pour le filet. Le somptueux bouquet marqueté est composé de plus de 150 pièces…de l'érable naturel, du bois de rose, du bois du Congo ont ainsi été sélectionnés parmi les essences les plus rares et les plus colorées pour le motif floral central.

Mouvement à cylindres interchangeables: 72 lames - 5 cylindres de 3 mélodies chacun.
15 mélodies de 36 secondes:

1. La Flûte Enchantée (3 parties)
2. Le Mariage de Figaro (3 parties)
3. La Marche Turque (3 parties)
4. Petite Musique de Nuit (3 parties)
5. Elvira (3 parties)

Une plaquette spécifique, sur le couvercle intérieur, est gravée de la signature et du portrait de Mozart.
Cette boîte à musique est délivrée avec un certificat attestant de l'édition limitée (24 pièces au total) et d'un double DVD de l'opéra "La Flûte Enchantée", interprété par l'Orchestre Philharmonique de Vienne dirigé par James Levine.


Amadeo ouverte

Don Giovanni
Boîte en ronce de noyer, filet en pau marfin.
Mouvement de 144 lames, jouant 3 mélodies de 36 secondes chacune:
"Don Giovanni" (Fin ch'han dal vino/ Batti, batti, o bel Masetto/ Vendrai, carino)

Plaquette gravée dans le couvercle de la signature et du portrait de Mozart.
Certificat attestant l'édition limitée (24 pièces).

DVD de l'opéra "Don Giovanni", interprété par l'Orchestre Philharmonique de Londres, sous la direction de Bernard Haitink.

don giovanni

Nozze di Figaro

nozze di figaro de reugeUne boîte élégante en loupe madrona avec marqueterie en arabesque en pau marfin inspirée du mouvement néo-classique et, au centre, un délicat motif floral en nacre et en loupe d'amboine.
Ce motif a été inspiré par Martin Carlin, ébéniste fameux en 1770.
Edition limitée de 99 pièces.
Mouvement changeant: 72 lames - 3 mélodies de 36 secondes chacune:
"Le Mariage de Figaro" (Non più andrai/ Voi, che sapete/ Le capre e la capretta)

Plaquette gravée de la signature et du portrait de Mozart.
Certificat d'édition limitée et double DVD de l'opéra " Le Mariage de Figaro", interprété par l'Orchestre Philharmonique de Vienne sous la direction de Karl Böhm.

1756

1756Une boîte toute ronde en loupe de vavona avec un splendide motif floral central.
Edition limitée de 250 pièces.
Mouvement de 36 lames. 1 mélodie de 24 secondes: " La Flûte Enchantée" (Glockenspiel)

Plaquette gravée de la signature et du portrait de Mozart à l'intérieur du couvercle.


Doce magia!










Caixinhas de música

As primeiras caixas de músicas - instrumentos musicais automáticos ou com movimento próprio - que se conhecem, datam do século XVI e são raríssimas. Eram encontradas em castelos ou nas residências de nobres e burgueses, a grande massa pouca chance tinha de possuí-las.

As caixas de músicas antigas eram produzidas por delicados e trabalhosos processos artesanais. Só começaram a se tornar populares no final do século XVIII, na Suíça e na Alemanha. Tradicional fabricante de relógios, a Suíça passou a produzir instrumentos musicais com sons extraídos de um pente de aço, produzido com a ajuda de um cilindro de metal com pequenos pinos salientes.

Os principais fabricantes alemães de caixas de música ficavam na Floresta Negra e os suíços se localizavam em Genebra, mas entre 1790 e 1820, se desenvolveu uma verdadeira "indústria do campo". Em função dos rigorosos invernos com neve, artesãos de isolavam em casa, cada um deles produzindo uma peça específica da caixa de música. Assim, enquanto um fabricava inúmeras caixas, outro fazia o pente, outro o cilindro e outro arranjava composições para uso no aparelho musical. Estas partes eram levadas para a sede da fábrica e lá eram montadas.
Entre os anos de 1830 e 1860, foram fabricadas excelentes caixas de músicas, que se destacaram mais pela qualidade musical do que pela aparência, pois os mecanismos eram alojados em estojos simples, pouco trabalhados. Os instrumentos musicais desta época produzidos por Nicole Frères, Ducommun Girod e Secoultre, entre outros, são muito procurados por colecionadores e muito valorizados no mercado.

As caixas de música mais elaboradas, com desenhos ornamentais, ricamente trabalhadas, surgiram a partir de 1860. Foram relógios dos mais variados tipos, porta-jóias finamente decorados, caixas com apliques de prata, instrumentos que tocavam até 8 músicas, caixas com bailarinas giratórias e relógios com passarinho mecânico, etc. Mas se ganharam em beleza, essas caixas não representam o mais alto grau do desenvolvimento desses aparelhos, porque mesmo ganhando mecanismos brilhantes e largos cilindros onde se acrescentaram instrumentos de percussão, perderam em qualidade musical.
Caixa suiça do séc. XIX com discos combináveis e porta em vidro jateado. Peça do antiquário Rio Branco, Tarantino e Vasconcelos, onde se encontrava também a caixa reproduzida na matéria acima e na capa do jornal.

A invenção das caixas de música com discos, por volta de 1890, decretou o fim da era dos instrumentos musicais de cilindros. Surgiram depois os pianos automáticos e outras peças similares. Depois da 1º Grande Guerra, as caixas de música passaram a ser fabricadas por grandes firmas suíças como Thorens e Reuges, depois por fábricas de diversos países e mais recentemente pelos japoneses, que popularizaram bastante as caixas de música. Mas as caixas antigas, pela sua beleza artística, durabilidade e perfeição do trabalho manual, permanecem valorizadas e bastante procuradas por colecionadores de todo o mundo.