terça-feira, 16 de setembro de 2008

Zéfiro


Na mitologia grega Zéfiro (em grego Ζέφυρος Zephyros) é o vento do Oeste. É filho de Eos (a aurora) e Astreu. Foi casado com Íris e vivia numa caverna da Trácia. Os seus irmãos são Bóreas, Nótus e Eurus, todos Titãs.

O mito do vento Zéfiro ou Favónio diz que este fecundava as éguas de certa região da Lusitânia tornando os cavalos dessa zona invulgarmente velozes.

Um outro dos mitos em que Zéfiro aparece mais proeminentemente é o de Jacinto, um belo e atlético príncipe espartano. Zéfiro enamorou-se de Jacinto e cortejou-o, tal como Apolo. Ambos competiram pelo seu amor, que veio a escolher Apolo, fazendo que Zéfiro enlouquecesse de ciúmes. Mais tarde, ao surpreendê-los praticando o lançamento do disco, Zéfiro soprou uma rajada de vento sobre eles, fazendo com que o disco golpeasse Jacinto na cabeça ao cair. Quando Jacinto morreu, Apolo criou a flor homónima com o seu sangue.

Na história de Psiquê foi Zéfiro quem serviu a Eros transportando Psiquê até sua morada.

Zéfiro é também considerado uma brisa suave ou vento agradável, pois era o mais suave de todos os ventos tido por benfazejo, frutificante e mensageiro da Primavera.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pedras Brasileiras

Esmeralda - 0 nome provém do grego SMARAGDOS, mas provavelmente sua origem é persa ou hindu, e significa "pedra verde'. Juntamente com a água-marinha pertence ao grupo do berilo, sendo a mais nobre dessas. Uma pedra com um verde profundo, com inclusões, é mais valiosa que uma de cor pálida e quase pura olhando-se na lupa. Brasil e Colômbia são grandes produtores.





Água-Marinha - Seu nome deve-se à sua cor semelhante à água do mar (do Latim "Acqua Marina"). A água-marinha é quebradiça e sensível à pressão. As mais importantes jazidas do mundo estão no Brasil (Minas, Bahia e Espírito Santo).





Topázio - o nome topázio é proveniente da ilha Zebirget no Mar Vermelho, antiga Topazos. A cor mais freqüente é o amarelo com tonalidade avermelhada, a mais preciosa é de cor rósea. 0 Topázio Imperial somente é encontrado em Ouro Preto Minas Gerais.








Granada - 0 seu nome deriva do Latim "grão", e é devido aos cristais arredondados. As cores mais apreciadas são o vermelho acastanhado. Existe uma gama do verde claro ao laranja e finalmente o vermelho forte. Existem minas no Sri Lanka, Brasil e outros países.













Verdelita: Todos os matizes do verde. A mais valiosa é a verde esmeralda.



Indicolita : azul em todos os graus.



Siberita: Vermelho lilás.http://www.ewiglich.com.br/upload/turmalina.jpg


Schorlita: Negra.



Turmalina - Possui um nome cingalês, "turamali". Nenhuma gema possui uma gama de cores tão rica como a turmalina. Foram os holandeses que a introduziram na Europa trazendo-as do antigo Ceilão (atual Sri Lanka) em 1703.
Cores:
Rubelita: Rósea avermelhada. A mais valiosa tem a cor do rubi.



Melancia: Termo usado no Brasil para designar as pedras bicolores de cor vermelha por dentro e verde por fora (watermelon).



Cristal de Rocha - Também conhecido como quartzo. A palavra cristal deriva de "krystallos" que em grego quer dizer gelo. Na antigüidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno. Existem várias denominações para quartzos, todos ligados à sua cor e suas inclusões, os principais são: quartzo esfumaçado, quartzo jacaré, quartzo morion, quartzo rutilado, quartzo azul, verde e róseo (veja abaixo). 0 cristal de rocha é muito usado para trabalhos decorativos como bola. ovos, pássaros, semi-jóias com pedras e uma infinidade de artigos.





Quartzo Róseo - Também conhecido como Quartzo Rosa. Este quartzo tem, este nome devido a cor que vai do róseo intenso ao róseo pálido. É conhecido como pedra do amor. 0 Brasil é o principal produtor mundial. Juntamente com o quartzo azul e o quartzo verde (também conhecido por aventurina e prásio) formando magníficas peças decorativas, como porta livros, esferas, colares e muitas outras peças.


Ametista - É a pedra mais apreciada da família do quartzo, Na antigüidade era pedra rara de altíssimo valor, porém com as descobertas das jazidas brasileiras e a total falta de controle governamental na sua extração, seu preço baixou muito no mercado internacional. 0 seu nome provavelmente significa "pedra do não ébrio" do grego, pois era considerada na antigüidade um amuleto contra a embriaguez. Também é conhecida como a pedra do bispo, por adornar anéis que estes usam. 0 Brasil é o maior produtor mundial.




Citrino - É conhecido no comércio como "topázio da Bahia, topázio Madeira ou topázio Rio Grande". 0 seu nome provém do grego "citrus", e está ligada à sua cor amarelo-limão. A maioria dos citrinos são tratados termicamente para aviltarem sua cor (aquecidos entre 460 e 550ºC). Os naturais são predominantemente de cor amarelo pálido. 0 Brasil é o principal produtor mundial.





Ágata - É a pedra mais usada pela indústria de decoração em pedras no Brasil, Sua gama de produtos é muito grande. Dentre eles podemos citar os relógios, os porta-copos, porta-livros,cabos de diversos talheres, móbiles, brincos, colares, anéis e uma infinidade de outros artigos. Seu nome provavelmente é derivado de um rio na Sicília de nome "Achates". A ágata é uma calcedônia com bandas nas mais variadas formas. As ágatas coloridas recebem um tratamento térmico para adquirirem cores mais vistosas, este tratamento por penetrar na pedra e não mais sair dá cor "eterna" as ágatas. As maiores jazidas mundiais se encontram no Brasil.




Opala - A origem do nome é uma palavra sânscrita, "Upala", que significa pedra preciosa. Sua característica principal é a sua opalescência, que é um fenômeno de irisação em forma de arco-íris que varia segundo o ângulo em que se olha. A algumas décadas as principais minas estavam na Austrália, hoje porém o principal produtor mundial é o Brasil com sua jazida na cidade de Pedro II no Piauí. Muitas opalas brasileiras são levadas para a Austrália e lá vendidas como "australianas".




Fonte: Livro "Gemas do Mundo" de Walter Schumann - 3a. edição -1976.