quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pedras Brasileiras

Esmeralda - 0 nome provém do grego SMARAGDOS, mas provavelmente sua origem é persa ou hindu, e significa "pedra verde'. Juntamente com a água-marinha pertence ao grupo do berilo, sendo a mais nobre dessas. Uma pedra com um verde profundo, com inclusões, é mais valiosa que uma de cor pálida e quase pura olhando-se na lupa. Brasil e Colômbia são grandes produtores.





Água-Marinha - Seu nome deve-se à sua cor semelhante à água do mar (do Latim "Acqua Marina"). A água-marinha é quebradiça e sensível à pressão. As mais importantes jazidas do mundo estão no Brasil (Minas, Bahia e Espírito Santo).





Topázio - o nome topázio é proveniente da ilha Zebirget no Mar Vermelho, antiga Topazos. A cor mais freqüente é o amarelo com tonalidade avermelhada, a mais preciosa é de cor rósea. 0 Topázio Imperial somente é encontrado em Ouro Preto Minas Gerais.








Granada - 0 seu nome deriva do Latim "grão", e é devido aos cristais arredondados. As cores mais apreciadas são o vermelho acastanhado. Existe uma gama do verde claro ao laranja e finalmente o vermelho forte. Existem minas no Sri Lanka, Brasil e outros países.













Verdelita: Todos os matizes do verde. A mais valiosa é a verde esmeralda.



Indicolita : azul em todos os graus.



Siberita: Vermelho lilás.http://www.ewiglich.com.br/upload/turmalina.jpg


Schorlita: Negra.



Turmalina - Possui um nome cingalês, "turamali". Nenhuma gema possui uma gama de cores tão rica como a turmalina. Foram os holandeses que a introduziram na Europa trazendo-as do antigo Ceilão (atual Sri Lanka) em 1703.
Cores:
Rubelita: Rósea avermelhada. A mais valiosa tem a cor do rubi.



Melancia: Termo usado no Brasil para designar as pedras bicolores de cor vermelha por dentro e verde por fora (watermelon).



Cristal de Rocha - Também conhecido como quartzo. A palavra cristal deriva de "krystallos" que em grego quer dizer gelo. Na antigüidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno. Existem várias denominações para quartzos, todos ligados à sua cor e suas inclusões, os principais são: quartzo esfumaçado, quartzo jacaré, quartzo morion, quartzo rutilado, quartzo azul, verde e róseo (veja abaixo). 0 cristal de rocha é muito usado para trabalhos decorativos como bola. ovos, pássaros, semi-jóias com pedras e uma infinidade de artigos.





Quartzo Róseo - Também conhecido como Quartzo Rosa. Este quartzo tem, este nome devido a cor que vai do róseo intenso ao róseo pálido. É conhecido como pedra do amor. 0 Brasil é o principal produtor mundial. Juntamente com o quartzo azul e o quartzo verde (também conhecido por aventurina e prásio) formando magníficas peças decorativas, como porta livros, esferas, colares e muitas outras peças.


Ametista - É a pedra mais apreciada da família do quartzo, Na antigüidade era pedra rara de altíssimo valor, porém com as descobertas das jazidas brasileiras e a total falta de controle governamental na sua extração, seu preço baixou muito no mercado internacional. 0 seu nome provavelmente significa "pedra do não ébrio" do grego, pois era considerada na antigüidade um amuleto contra a embriaguez. Também é conhecida como a pedra do bispo, por adornar anéis que estes usam. 0 Brasil é o maior produtor mundial.




Citrino - É conhecido no comércio como "topázio da Bahia, topázio Madeira ou topázio Rio Grande". 0 seu nome provém do grego "citrus", e está ligada à sua cor amarelo-limão. A maioria dos citrinos são tratados termicamente para aviltarem sua cor (aquecidos entre 460 e 550ºC). Os naturais são predominantemente de cor amarelo pálido. 0 Brasil é o principal produtor mundial.





Ágata - É a pedra mais usada pela indústria de decoração em pedras no Brasil, Sua gama de produtos é muito grande. Dentre eles podemos citar os relógios, os porta-copos, porta-livros,cabos de diversos talheres, móbiles, brincos, colares, anéis e uma infinidade de outros artigos. Seu nome provavelmente é derivado de um rio na Sicília de nome "Achates". A ágata é uma calcedônia com bandas nas mais variadas formas. As ágatas coloridas recebem um tratamento térmico para adquirirem cores mais vistosas, este tratamento por penetrar na pedra e não mais sair dá cor "eterna" as ágatas. As maiores jazidas mundiais se encontram no Brasil.




Opala - A origem do nome é uma palavra sânscrita, "Upala", que significa pedra preciosa. Sua característica principal é a sua opalescência, que é um fenômeno de irisação em forma de arco-íris que varia segundo o ângulo em que se olha. A algumas décadas as principais minas estavam na Austrália, hoje porém o principal produtor mundial é o Brasil com sua jazida na cidade de Pedro II no Piauí. Muitas opalas brasileiras são levadas para a Austrália e lá vendidas como "australianas".




Fonte: Livro "Gemas do Mundo" de Walter Schumann - 3a. edição -1976.

Um comentário: