sexta-feira, 12 de junho de 2009

Campos do Jordão



















O nome "Campos do Jordão" vem do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão que, em 1823, recebeu a hipoteca das antigas terras da fazenda Bom Sucesso, que pertencera a Inácio Caetano Vieira de Carvalho.

O primeiro sinal de que ali iria nascer uma vila foi em 29 de abril de 1874, quando o português Matheus da Costa Pinto, comprou umas terras à beira do rio Imbiri e lá ergueu uma vendinha, uma pensão para forasteiros, uma capela e uma escola! O homem estava decidido! E assim surgiu a Vila de São Matheus do Imbiri.

A vila cresceu e, perto, outras foram surgindo: Abernéssia, fundada por um escocês; e Capivari, fundada por dois médicos.

A cidade de Campos do Jordão nasceu, finalmente, em 1934. Hoje, ela tem 269 Km2 de área e aproximadamente 36.020 habitantes.


Diz quem freqüenta a cidade que lá faz sol quase o ano todo. O clima pode ser bem frio no inverno! Lá você encontra geada, nevoeiro e muito orvalho.

A cidade fica em um vale, cuja a parte plana não passa de 500 metros de largura.

A região de Campos do Jordão é composta por mata subtropical de altitude. Você encontra lá pinheirais e mais de 70 espécies de árvores, como a canela e o angico, além de bromélias, samambaias e muito musgo e líquens, que crescem felizes por causa da umidade do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário