sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rei Salomão



















Rei dos judeus ( ~ 970-931 a.C.) filho de Davi nascido em Israel, célebre por sua sabedoria.
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É uma personagem bíblica envolta em muitos mitos e lendas extra-bíblicas.

De acordo com as Escrituras, Salomão, rei de Israel, foi um dos maiores pesquisadores da Antigüidade oriental. Conforme o registro, ele “discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes”. Seu conhecimento se tornou famoso, a ponto de vir gente de todos os povos beber de sua vasta erudição (1 Reis 4. 29-34).

Entretanto, durante a maior parte de sua vida, este notável pesquisador esteve frustrado quanto ao que havia aprendido. Ele manifestou esta frustração em diversas falas dirigidas ao seu povo, e que foram registradas em um livro, chamado Eclesiastes, ou O Pregador, que posteriormente foi incluído no cânon bíblico.


Ele é considerado dentro da tradição judaico-cristã, como o homem mais sábio que já viveu até então. A Bíblia nos relata que no seu reinado diversos reis e governantes vinham a Israel fazer perguntas e receber conselhos do Rei Salomão, incluindo a rainha de Sabá.

Compôs obras poéticas e escreveu o Cântico dos cânticos, além dos livros bíblicos Eclesiastes e Provérbios e o salmo 72, embora haja controvérsias históricas sobre estas autorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário