sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lua de Shabriz (Poema Árabe)



Com a maré da manhã surgiu no céu uma lua
De lá desceu e fitou-me
Como falcão que arrebata o pássaro essa lua agarrou-me e cruzou o céu
Quando olhei para mim já não me vi
Naquela lua meu corpo se tornara, por graça, sutil e com alma
Viajei então em estado de alma e nada mais vi se não o amor
Até que o segredo do saber divino me foi por inteiro revelado
As nove esferas celestes fundiram-se na lua e o vaso do meu ser dissolveu-se inteiro no mar
Quando o mar quebrou-se em ondas a sabedoria divina lançou sua voz ao longe
Assim tudo ocorreu
Assim tudo foi feito
Logo o mar inundou-se de espumas e cada gota de espuma tomou forma e corpo
Ao receber o chamado do mar, cada corpo de espuma se desfez e tornou-se espírito no oceano
Sem a majestade do amado, não se poderia contemplar a dor, nem tornar-se má .


quarta-feira, 15 de julho de 2009

“Os cinco maiores” (The Big Five)













Você sabe o que significa a expressão inglesa “Big Five”?

São chamados de “cinco maiores” um grupo de mamíferos que representa a maior atração turística de vários países africanos. Muitos turistas visitam as savanas africanas especialmente para ver essas cinco espécies de animais: búfalos, elefantes, leões, leopardos e rinocerontes.

domingo, 12 de julho de 2009

Coruja





















As corujas levam fama de agourentas, pois são consideradas pássaros de bruxas, mas os gregos consideravam a coruja uma ave de extrema sabedoria , são aves tímidas e discretas. Possuem os ouvidos desenvolvidos, bastante aguçados e olhos grandes e fixos.
Nenhum animal terrestre tem ouvidos mais aguçados, sem orelhas visíveis elas conseguem ouvir a dezenas de metros de distância.
A coruja é uma ave noturna, por este motivo ela enxerga muito bem à noite , tem os olhos brilhantes e uma vista apurada.

Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena, geralmente relacionada à Lua.
Atena, a deusa grega da sabedoria, possuía uma Coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis. Essa Coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio.
“Até que os leões tenham suas histórias, os contos de caça glorificarão sempre o caçador.”
Provérbio Africano



sexta-feira, 10 de julho de 2009

O camelo, ao levantar-se, oferece um espetáculo grandioso quando ergue sua enorme massa de um só golpe. É tão imponente que, instintivamente, vem à boca a interjeição de admiração e espanto, misto de prece e de louvor: "Smallah!" - "Meu Deus!", "Deus te conserve!", "Que beleza!". O efeito é tanto mais surpreendente quando, ainda há um minuto, o camelo estava calmo, aparentemente indolente, largado no solo.



quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sawabona







Sawabona

Cumprimento usado na África do Sul, quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim"!

Em resposta, as pessoas dizem Shikoba,que significa :
"Então eu existo para você"!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Poema egípcio


























Ó meu amado, como é doce ir ao lago,
banhar-me à tua vista, mostrar-te a minha beleza,
quando o meu vestido do mais fino linho, de um linho digno
de uma rainha,
se molha para se ajustar a cada curva do meu corpo.
Eu estou na água muito antes de ti
e regresso para junto de ti com um belo peixe vermelho
escondido na minha mão.
Vem e olha-me!
(Poema egípcio)
“Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; dar-te-ei ali o meu amor” (7.12).
Cânticos de Salomão




segunda-feira, 6 de julho de 2009

























'' ... Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.... ''
(Cantares de Salomão 8:6-7)



sexta-feira, 3 de julho de 2009

Salomão














Uma noite, em sonhos, uma Voz lhe falou: "Pede o que desejares, que serás atendido". Deslumbrado, o moço implorou: "Dá-me um coração entendido e sábio para julgar e discernir entre o bem e o mal". Ouviu então a promessa do Altíssimo: "Já que não pediste grandezas, nem a morte de teus inimigos, terás um coração tão sábio que antes de ti, nem depois de ti, ninguém te igualará. E terás riqueza e glória como nenhum outro rei jamais teve ou terá".

Cantares de Salomão

Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul;
assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas.
Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!
"Cantares de Salomão"


Rei Salomão



















Rei dos judeus ( ~ 970-931 a.C.) filho de Davi nascido em Israel, célebre por sua sabedoria.
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É uma personagem bíblica envolta em muitos mitos e lendas extra-bíblicas.

De acordo com as Escrituras, Salomão, rei de Israel, foi um dos maiores pesquisadores da Antigüidade oriental. Conforme o registro, ele “discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes”. Seu conhecimento se tornou famoso, a ponto de vir gente de todos os povos beber de sua vasta erudição (1 Reis 4. 29-34).

Entretanto, durante a maior parte de sua vida, este notável pesquisador esteve frustrado quanto ao que havia aprendido. Ele manifestou esta frustração em diversas falas dirigidas ao seu povo, e que foram registradas em um livro, chamado Eclesiastes, ou O Pregador, que posteriormente foi incluído no cânon bíblico.


Ele é considerado dentro da tradição judaico-cristã, como o homem mais sábio que já viveu até então. A Bíblia nos relata que no seu reinado diversos reis e governantes vinham a Israel fazer perguntas e receber conselhos do Rei Salomão, incluindo a rainha de Sabá.

Compôs obras poéticas e escreveu o Cântico dos cânticos, além dos livros bíblicos Eclesiastes e Provérbios e o salmo 72, embora haja controvérsias históricas sobre estas autorias.