Em 1977, a prefeitura de Buenos Aires instituiu o Dia do Tango, que logo se tornou um evento nacional e agora faz parte do calendário cultural de diversos países.
A data foi escolhida para homenagear Carlos Gardel e o grande músico e compositor Julio De Caro, ambos nascidos neste dia.
O maior representante do tango foi Carlos Gardel, um argentino de origem francesa que nasceu em Toulose no ano de 1890.
O tango no começo do século XX era uma dança marginalizada, pecaminosa, condenada pela igreja e pela sociedade em geral. Era dançado nos cabarés dos arredores de Buenos Aires e somente a partir da Primeira Guerra, depois de ter conquistado Paris, ganhou a aceitação da sociedade argentina. É uma música de dança popular que nasceu em Buenos Aires, no final do século XIX. Evoluiu a partir do candomble africano, do qual herdou o ritmo; da Milonga, que inspirou-lhe a coreografia; e da Habanera, cuja linha melódica assimilou.
A partir da década de 1920, tanto a música como a letra assumiram tom acentuadamente melancólico, tendo como principais temas os tropeços da vida e os desenganos amorosos. A temática é freqüentemente ligada à vida boêmia, com menção ao vinho, aos amores proibidos e às corridas de cavalos. As orquestras compunham-se inicialmente de bandolim, bandurra e violões. Com a incorporação do acordeão, a que seguiram a flauta e o bandoneom, o tango assumiu sua expressão definitiva.
A origem da máscara é muito antiga , no começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representava deuses e espíritos. Também era usada nas guerras, como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos.
No Antigo Egito eram usadas em sacrifícios cerimoniais. As múmias eram mascaradas antes do enterro com máscaras adornadas de pedras preciosas. Assim, a primeira função da máscara estava ligada a um poder mágico que acreditavam que ela possuía.
A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturar o ritual e o divertimento. Na Grécia e Roma antiga, era usada no teatro, para caracterizar os personagens ( máscara e personagem são a mesma palavra em latim: persona).
Foi em Veneza, Itália, no século XV, que a máscara começou a ser usada no Carnaval. O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina.
A sua cor pode ser o amarelo claro, o topázio mais conhecido, mas também é possível encontrar topázios brancos, cinzentos, verdes, azuis ou amarelo avermelhados. A verdade é que o topázio sem outras substâncias associadas é transparente. O seu nome tem origem latim topazius, pelo grego τοπάζιον, que significa “buscar” e que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho de onde era extraída uma pedra amarela, que possivelmente não era um topázio, de acordo com a definição atual. Mesmo na Idade Média, qualquer pedra preciosa amarela era chamada topázio, mas atualmente essa confusão já não existe.
Pode ser encontrado em pegmatitos, veios de quartzo e também associado a outros minerais. Os principais locais de extração são os Montes Urais, República Checa, Noruega, Suécia, Brasil, Japão, México e Estados Unidos.
O topázio é conhecido desde há muito tempo e era um talismã para os egípcios que adoravam o Deus Rá e que consideravam que o topázio protegia contra o mal, contra a fraqueza, dando coragem e ânimo a quem o possuísse. Já na Idade Média um médico romano supostamente curou pessoas com a peste negra simplesmente tocando as feridas com um topázio que dizia ter pertencido a dois papas, Clemente VI e Gregório II. Ainda hoje se acredita nas propriedades curativas e fortalecedoras deste mineral, sendo usado como amuleto para ajudar a tomar decisões e a ganhar coragem nas decisões tomadas.
Segundo os gregos, reuniram-se no topázio azul os deuses do céu e da terra , onde dliberavam sobre a exclusão dos males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis . O topázio azul prevenia seu portador contra falsos amigos , bruxarias e mau olhado. Em caso de trovoada , o topázio azul ficava eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.