sexta-feira, 4 de março de 2011

Topázio




















A sua cor pode ser o amarelo claro, o topázio mais conhecido, mas também é possível encontrar topázios brancos, cinzentos, verdes, azuis ou amarelo avermelhados.
A verdade é que o topázio sem outras substâncias associadas é transparente.
O seu nome tem origem latim topazius, pelo grego τοπάζιον, que significa “buscar” e que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho de onde era extraída uma pedra amarela, que possivelmente não era um topázio, de acordo com a definição atual. Mesmo na Idade Média, qualquer pedra preciosa amarela era chamada topázio, mas atualmente essa confusão já não existe.

Pode ser encontrado em pegmatitos, veios de quartzo e também associado a outros minerais.
Os principais locais de extração são os Montes Urais, República Checa, Noruega, Suécia, Brasil, Japão, México e Estados Unidos.

O topázio é conhecido desde há muito tempo e era um talismã para os egípcios que adoravam o Deus Rá e que consideravam que o topázio protegia contra o mal, contra a fraqueza, dando coragem e ânimo a quem o possuísse. Já na Idade Média um médico romano supostamente curou pessoas com a peste negra simplesmente tocando as feridas com um topázio que dizia ter pertencido a dois papas, Clemente VI e Gregório II.
Ainda hoje se acredita nas propriedades curativas e fortalecedoras deste mineral, sendo usado como amuleto para ajudar a tomar decisões e a ganhar coragem nas decisões tomadas.

Segundo os gregos, reuniram-se no topázio azul os deuses do céu e da terra , onde dliberavam sobre a exclusão dos males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis . O topázio azul prevenia seu portador contra falsos amigos , bruxarias e mau olhado. Em caso de trovoada , o topázio azul ficava eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário