sábado, 8 de dezembro de 2012

Brindes ao redor do mundo




O costume de brindar começou com os gregos antigos já no século VI a.C. Pelo menos, eles foram os primeiros a escrever sobre o assunto. O ritual era a maneira de o anfitrião provar aos seus convidados que a bebida alcoólica  não estava envenenada. O convidado bebia do mesmo cálice que o anfitrião.

O brinde é um costume muito difundido em todo o mundo. É um costume universal, que transcende culturas. Algumas pessoas dizem que ele só deve ser feito com bebidas alcoólicas, outras associam à comemorações e outras brindam sempre que tem alguma oportunidade.


Etiqueta para brindar:

*  Não é considerado educado bater com um talher no copo para pedir silêncio antes de propor um brinde.

  *  Se houver um homenageado no brinde, ele não deve se levantar durante o brinde e deve ser o último a beber. Após todos beberem, a etiqueta diz que o homenageado deve levantar e apenas agradecer, sem discursos.


   * Quando houver um anfitrião no evento é de bom tom pedir sua permissão para fazer um brinde e deixar que ele faça um primeiro, caso deseje.


   * Quem propõe o brinde deve sempre estar de pé, a menos que esteja num pequeno grupo informal.


   * Não se deve “atravessar a mesa” para tocar o copo das outras pessoas em um brinde. O correto é encostar o copo apenas com as pessoas que estão ao seu lado ou erguê-lo de forma calorosa sem encostar no copo de ninguém, oferecendo simbolicamente à todos.


    *Ao oferecer um brinde é importante se certificar que todos estão com seus copos cheios.


*Por o copo à mesa sem beber é considerado deselegante e sugere que a pessoa não compartilha do que foi oferecido no brinde. É aconselhado que, mesmo as pessoas que não bebem, tomem um pequeno gole em sinal de respeito.

*O brinde, tradicionalmente, é feito com bebida alcoólica, mas os especialistas no assunto consideram perfeitamente aceitável brindar com água. Brindar com copo vazio é visto por muitos como algo rude ou sinônimo de má sorte.


*Não se deve complementar o discurso de brinde de uma pessoa. Se você quer dizer algo, o correto é que após o brinde ser realizado você proponha um outro brinde.



Brindando em outros idiomas:


Alemanha: Prost


 Brasil e Portugal: Saúde


 Dinamarca e Noruega: Skäl (se pronuncia “Skol”, do Viking “caveira”)


Espanha: Salud


Estados Unidos e Inglaterra: Cheers


França: Santé ou Salut


 Israel: I’chayim (do ídiche “à vida”)


Japão: Kampai

Itália: Salute

 Rússia: Na Zdorov (se pronuncia “Nastrovie”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário