quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Caqui




O caqui (português brasileiro) ou dióspiro  (português europeu) é o fruto do caquizeiro ou diospireiro  , uma árvore da família Ebenaceae. O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus", enquanto "caqui" vem do japonês kaki (柿).

É originário da China, sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.


O período de produção de caqui no Brasil acontece entre os meses de fevereiro a julho, com pico nos meses de abril e maio.

Cultivada em praticamente todo o país, a fruta é excelente fonte de vitaminas E e C - que auxiliam na defesa e manutenção do organismo - e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.

É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres.
"Ele é essencial para a visão, unhas e cabelos e auxilia o desenvolvimento ósseo. Além disso, retarda o envelhecimento precoce do organismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário