sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Camafeu







O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.

 Originalmente eram obras a partir de faces e rostos femininos, aos quais se esculpiam estilos românticos, com características clássicas.
Camafeu é uma pedra semi preciosa em tom cinza, com duas camadas de cores diferentes, numa das quais apresenta uma figura em relevo, usada como pingente.

A pedra camafeu surgiu na época do Egito Antigo, na cidade de Alexandria, por volta do ano 300 a.C. Os egípcios utilizavam a pedra como jóias e adereços para roupas. O camafeu é produzido a partir de várias outras pedras, como a ágata, ônix, sardônica etc. Os camafeus antigos vinham com imagens lapidadas de deuses, figuras femininas e cenas mitológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário