sábado, 15 de março de 2008

As jóias do czar

Peças Fabergé, decoradas com ouro e pedras preciosas:
produzidas originalmente para os czares da Rússia

Há cerca de dois anos, grandes marcas internacionais começaram a desembarcar no Brasil. O ponto das griffes de moda como Kenzo e Versace, de objetos como as canetas Mont Blanc e de peças de decoração como os cristais Baccarat é o bairro dos Jardins, em São Paulo. Ali fica, provavelmente, a área de compras mais caras do país. Entre as novidades surpreendentes que chegaram à região está a única loja da marca Fabergé na América Latina. Ela vende réplicas das peças criadas pelo joalheiro russo Carl Fabergé no século passado. São vasos, cinzeiros, pratos e ovos de porcelana e cristal, incrustados com pedras e metais preciosos e feitos por artesãos credenciados pela família Fabergé. Das 460 peças que a galeria importou na primeira leva, há cinco meses, já vendeu 300. Os preços variam de 10.000 reais (um porta-caviar de cristal transparente com bronze banhado a ouro de 22 quilates) a 250 reais (o cinzeiro de porcelana).

As jóias, os vasos, os objetos e, principalmente, os ovos Fabergé são famosos em todo o mundo. Primeiro porque são obras de arte. E depois porque carregam uma história de nobreza. Os ovos imperiais, a marca registrada criada por Fabergé, foram desde 1884 e durante décadas o presente de Páscoa oficial dos czares da Rússia às suas mulheres. Eles eram uma versão sofisticada daqueles ovos de galinha pintados tradicionalmente pelas mães ucranianas para presentear as crianças. O czar quis surpreender a czarina e encomendou o mimo ao joalheiro da corte. Fabergé fez um ovo de metal esmaltado branco, bordado com ouro, que se abria e trazia dentro uma miniatura: uma galinha pondo um outro ovo dourado.

O presente fez tanto sucesso que Fabergé produziu mais 55 desses ovos, por encomenda dos czares, decorados com motivos folclóricos russos ou com figuras da História do império. As peças originais estão, atualmente, no acervo de alguns dos maiores museus da Europa e dos Estados Unidos e em coleções particulares. O que se encontra para comprar em lojas como a que abriu em São Paulo são cópias. Mas são reproduções magníficas. Cada série de réplicas de ovos imperiais de porcelana tem tiragem limitada de 500 unidades numeradas.
Cintia Valentini

































































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