quarta-feira, 12 de março de 2008

Kimonos



























































































































































































O kimono é a roupa tradicional do Japão. Os estilos do kimono mudaram significativamente de um período da história a outro, e hoje há muitos tipos diferentes, utilizados por homens, mulheres e crianças. O corte, a cor, o tecido e as decorações de um kimono podem variar de acordo com o sexo, a idade, o status social, a estação do ano e a ocasião para que é usado.


A obi é a faixa que fica amarrada em torno de um kimono. Pode ser amarrada de maneiras simples ou muito elaboradas. Podendo ser bastante largas, algumas levam até meia hora para ser amarradas.

O Kimono mais freqüentemente encontrado é uma veste longa de seda. Entretanto, muitos dos modelos são mais curtos, chamados de “haori”. O kimono pode ser usado aberto, como uma roupa para a noite, ou amarrado com uma obi. É usado, tradicionalmente, sempre com o lado esquerdo sobre o direito. Somente na morte esta ordem se inverte. Todo kimono varia no comprimento e há modelos de seda para homens e mulheres, de rayon, sintéticos, de fibra, de linho e de lã.

Quando de algodão, o kimono pode usado como um “yukata” ou roupão de banho. Freqüentemente, o kimono ou o haori possui um símbolo chamado de “mon”, que é o símbolo da família do proprietário original.

O corte básico do kimono mais longo é o mesmo, seja para um homem, mulher ou criança, à exceção das mangas, que é uma característica que distingue o kimono de um homem e o de mulheres, e de idades diferentes. As mangas longas encontradas no “furisode” de uma mulher nova são consideradas mais curtas; retangulares são para mulheres casadas; o mesmo é aplicado às mangas mais curtas para uma mulher mais velha. As mangas dos homens são quadradas e não deixam nenhuma abertura sob o braço. As variações do kimono são conseguidas com o uso de várias fibras.

Outra maneira de classificar o kimono é pelo tipo da ocasião em que são utilizados. O “tomesode” é a veste cerimonial usada por mulheres casadas, possui o “mon” ou símbolo da família, e na parte inferior uma peça elaborada. É usado com uma obi que contém linhas de ouro ou de prata. O “uchikake”, conhecido geralmente como kimono de casamento, é um "sobrekimono", que vai aberto sobre o kimono da noiva. Incrivelmente ornamentados, são uma influência do período Kamakura (1185-1333). O “uchikake” é igual ao “tomesode”, para uso em ocasiões cerimoniais. O “tomesode” ou “irosode”, tem o “mon”, e uma saia que é como o “tomesode”, mas com um fundo colorido. Também é usado por mulheres casadas, em festas e reuniões formais. O “furisode” é para mulher solteira, sendo equivalente ao “irosode” para uma mulher casada. Os “furisode” são muito ornamentados, com pintura à mão, bordado de ouro etc. O comprimento da manga pode variar de 75 cm a 105 cm.


Hoje, na sociedade ocidental, o kimono é usado como roupa elegante do dia ou da noite, e como vestidos de passeio. O haori é, essencialmente, um kimono curto usado sobre o kimono mais longo para mantê-lo limpo, seco e morno. O haori pode variar no comprimento, mais curto ou até o joelho. As cores brilhantes são freqüentemente usadas no interior, permitindo a expressão de uma individualidade e o amor pela cor, mesmo em um uso mais formal. O brilho repentino da cor, com o movimento, faz dela uma das partes mais originais e as mais bonitas da roupa. Não é incomum, no entanto, ver indivíduos usarem um haori com o forro da parte externa ornamentada, pois esta expõe detalhes de um trabalho notável. O haori é usado tradicionalmente sobre o kimono, não fechado. Já o hakama é uma saia-calça plissada usada por homens e por mulheres em horas diferentes e para razões diferentes, durante toda a história do Japão.

Fonte: Seminário sobre indumentária tradicional do Oriente, KBK Corporation, Goiânia, GO - 2000










Tomesode












































Uchikake















































Uchikake







































Uchikake































Uchikake













































Uchikake













































Tomesode





























































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário