domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Lago dos Cisnes


















Tchaikovsky não havia escrito nunca antes música para ballet quando aceitou o projeto dos Teatros Imperiais de Moscou de realizar O lago dos cisnes, porque “necessitava dinheiro, e há muito tempo desejava compor música deste tipo”. O ballet mais popular de toda a historia estreou-se em 1877, no teatro Bolshói de Moscou, e foi um redondo fracasso. O êxito não lhe chegaria até 1895, quando representou uma nova versão, assinada por Marius Petisa e Lev Ivanov, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo. Um êxito que, sem embargo, Tchaikovsky nunca chegaria a ver, pois havia falecido dois anos antes.


História:
O príncipe Siegfried está completando 21 anos e a rainha, sua mãe, decidiu que no baile de seu aniversário, ele deveria escolher uma noiva. O príncipe, que não estava preocupado com isto, vai comemorar com seus amigos e resolve sair para caçar à noite. No lago repleto de cisnes, se prepara para atirar, quando vê todos os pássaros se transformarem em lindas princesas. A rainha dos cisnes, Odete, dança com ele e conta que todas estão sob o feitiço do feiticeiro Rothbart; durante o dia são cisnes e só a noite voltam a ser mulheres. O encanto só se quebrará se um jovem lhe jurar fidelidade, à meia noite. Siegfried declara seu amor e a convida para o baile, para apresentá-la como sua noiva e livrar a moça de seu encantamento.

No dia seguinte no baile, sua mãe lhe apresenta muitas jovens, mas o príncipe espera com ansiedade a chegada de Odete. De repente, num grande estrondo chega um nobre , que na verdade é o feiticeiro que traz sua filha com a aparência de Odete. O príncipe a apresenta, dizendo que é sua noiva, mas nota que ainda não é meia noite, fica desesperado por só então perceber que aquela não é Odete, mas já tinha dado sua palavra. Muito triste vai até o lago, onde encontra sua amada e suas amigas, conta a ela o que aconteceu e ela o perdoa; juntos se jogam no lago e neste momento o encanto se quebra, o reino do feiticeiro desmorona, ele morre e o príncipe e sua princesa serão felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário