domingo, 22 de fevereiro de 2009

A história da estrela nas garrafas de Heineken


























A estrela vermelha nas garrafas de Heineken é um dos mais antigos e misteriosos símbolos na fabricação de cerveja. Cervejeiros medievais penduravam esse símbolo nos barris para proteger a bebida em preparo e garantir sua qualidade com o poder das cinco pontas que simbolizam: terra, fogo, vento, água e um quinto elemento desconhecido, que eles acreditavam que era mágico.

OS MANDAMENTOS DA LEITURA

E aí, passeando pela Internet, encontrei algo que talvez possa ajudar um pouco mais na leitura de tantos livros que existem para serem devorados: OS MANDAMENTOS DA LEITURA. Eu gostei! Olha só:

"Na opinião do escritor Alberto Mussa, o candidato a devorador de livros deve praticar 10 mandamentos para dedicar-se à literatura.

I – Nunca leia por hábito: um livro não é uma escova de dentes. Leia por vício, leia por dependência química. A literatura é a possibilidade de viver vidas múltiplas, em algumas horas. E tem até finalidades práticas: amplia a compreensão do mundo, permite a aquisição de conhecimentos objetivos, aprimora a capacidade de expressão, reduz os batimentos cardíacos, diminui a ansiedade, aumenta a libido.

II – Comece a ler desde cedo, se puder. Ou pelo menos comece. E pelos clássicos, pelos consensuais.

III – Nunca leia sem dicionário. As palavras nunca são escritas por acaso.

IV – Perca menos tempo diante do computador, da televisão, dos jornais e crie um sistema de leitura, estabeleça metas. Se puder ler um livro por mês, dos 16 aos 75 anos, terá lido 720 livros. Se, no mês das férias, em vez de um, puder ler quatro, chegará nos 900. À razão de um por semana, alcançará 3.120. Com a média ideal de três por semana, serão 9.360. É importante escolher bem o que você vai ler.

V – Faça do livro um objeto pessoal, um objeto íntimo. Escreva nele; assinale as frases marcantes, as passagens que o emocionam.

VI – Não se deixe dominar pelo complexo de vira-lata. Leia muito, leia sempre a literatura brasileira.

VII – Prefira a literatura brasileira, mas faça viagens regulares. Das letras européias e da América do Norte vêm a maioria dos nossos grandes mestres. A literatura hispano-americana é simplesmente indispensável.

VIII – Tente evitar a repetição dos mesmos gêneros, dos mesmos temas, dos mesmos estilos, dos mesmos autores. A grande literatura está espalhada por romances, contos, crônicas, poemas e peças de teatro. Nenhum gênero é, em tese, superior a outro. Não se preocupe com o conceito de gênero: história, filosofia, economia, etnologia, memórias, reportagens, auto-ajuda, viagens, etc.

IX – A vida tem outras coisas muito boas. Por isso, não tenha pena de abandonar pelo meio os livros desinteressantes. O leitor experiente desenvolve a capacidade de perceber logo se um livro será bom ou ruim.

XForme seu próprio cânone. Se não gostar de um clássico, não se sinta menos inteligente. Não se intimide quando um especialista diz que determinado autor é um gênio e que o livro do gênio é historicamente fundamental. O fato de uma obra ser ou não importante é problema dos críticos e escritores. Não leve nenhum deles a sério; não leve a literatura a sério e faça o seu próprio decálogo: nesse momento, você será um leitor."

Fonte: Revista Entre Livros, edição nº. 27, julho de 2007, págs. 48/49.

Máscaras Venezianas



“Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar...”.

Chico Buarque





















"Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é Carnaval!"






















Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer...

Chico Buarque






Antes de carnaval, o nome usado para esta época de festas era entrudo, originado do latim (introitu), que significa “entrada”. O entrudo foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Era uma brincadeira de rua, meio violenta, em que se jogavam coisas sujas uns nos outros, lambuzando as pessoas com uma mistura de farinha e água, ovos e o famoso limão-de-cheiro (uma bola de cera recheada com água perfumada — geralmente com fragrância de canela —, e atirada nas pessoas que passavam na rua).

sábado, 21 de fevereiro de 2009




























"A poesia não é uma expressão do ser do poeta.

É uma expressão do não-ser do poeta.

O que escrevo não é o que tenho; é o que me falta.

Escrevo porque tenho sede e não tenho água.

Sou pote.

A poesia é água".


Rubem Alves


















"Do mesmo modo que os atores põem uma máscara, para que a vergonha não se reflita nos seus rostos, assim entro eu no teatro do mundo - emascarado."

René Descartes

Máscaras
















As máscaras são tão antigas quanto a população humana. Tem-se conhecimento que a primeira máscara remonta por volta de 30.000 A.C.
Funções mágicas: podem ser místicas, de cultos, crenças, raças e rituais. A máscara tem o misticismo de dar vazão a alegria, tristeza, revelar ou ocultar sentimentos. No Antigo Egito, eram colocadas nos rostos dos mortos para “ajudá-los na arriscada passagem à vida eterna”. Gregos e Romanos exibiam máscaras em cerimônias religiosas e na China eram usadas para afastar maus espíritos.





Os indígenas as usavam para incorporar entidades que curam, em cerimônias de casamento e danças de guerra. Na Itália ganharam conotações na “Commedia dell Arte” em personagem como Pierrot, Colombina, Pulcinella e Arlequim. O movimento inspirou o Carnaval de Veneza.




Verdades terríveis sobre os carrapatos:

Um carrapato jovem mede apenas alguns milímetros mas, depois de se alimentar, pode aumentar até 100 vezes seu tamanho original e medir mais de 1 centímetro!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tachinhos da Prosperidade



Segundo a milenar cultura cigana, o cobre é um material que possui uma energia positiva poderosa. Usado na culinária, como amuleto, ou como um adereço, simboliza a fartura a prosperidade e a paz para quem o possui.
Os tachinhos da prosperidade não podem faltar em sua casa, em seu estabelecimento, pois trazem muita harmonia para você e sua família, melhorando considerávelmente o astral de sua vida pessoal e profissional.



Diz a lenda que:
o cobre reflete a força cósmica do planeta Vênus, cuja essência representa harmonia. O cobre eleva a capacidade de amar e a habilidade criativa.
Com nossos tachos você terá o instrumento adequado para transformar em realidade todas as maravilhas da gastronomia.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval





















Das festas populares do Brasil, o Carnaval é, sem dúvida, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público. A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis. Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Abacaxi























Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo.

A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão.

É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos.

Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.

No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.

Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.

O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.

Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ler poesia é uma arte

















"Não basta saber ler para ler poesia. Ler poesia é uma arte. Exige que o leitor se coloque numa posição especial de alma. O segredo da poesia está na música da leitura. Mais do que uma arte: é um ato de bruxedo. O leitor invoca um mistério que se encontra nos interstícios das palavras do poeta. Essas palavras estão dentro dele mesmo. O poema faz-me ouvir um poema que está dentro de mim. Esse poema que está dentro de mim é um pedaço de mim."

Rubem Alves

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Lago dos Cisnes


















Tchaikovsky não havia escrito nunca antes música para ballet quando aceitou o projeto dos Teatros Imperiais de Moscou de realizar O lago dos cisnes, porque “necessitava dinheiro, e há muito tempo desejava compor música deste tipo”. O ballet mais popular de toda a historia estreou-se em 1877, no teatro Bolshói de Moscou, e foi um redondo fracasso. O êxito não lhe chegaria até 1895, quando representou uma nova versão, assinada por Marius Petisa e Lev Ivanov, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo. Um êxito que, sem embargo, Tchaikovsky nunca chegaria a ver, pois havia falecido dois anos antes.


História:
O príncipe Siegfried está completando 21 anos e a rainha, sua mãe, decidiu que no baile de seu aniversário, ele deveria escolher uma noiva. O príncipe, que não estava preocupado com isto, vai comemorar com seus amigos e resolve sair para caçar à noite. No lago repleto de cisnes, se prepara para atirar, quando vê todos os pássaros se transformarem em lindas princesas. A rainha dos cisnes, Odete, dança com ele e conta que todas estão sob o feitiço do feiticeiro Rothbart; durante o dia são cisnes e só a noite voltam a ser mulheres. O encanto só se quebrará se um jovem lhe jurar fidelidade, à meia noite. Siegfried declara seu amor e a convida para o baile, para apresentá-la como sua noiva e livrar a moça de seu encantamento.

No dia seguinte no baile, sua mãe lhe apresenta muitas jovens, mas o príncipe espera com ansiedade a chegada de Odete. De repente, num grande estrondo chega um nobre , que na verdade é o feiticeiro que traz sua filha com a aparência de Odete. O príncipe a apresenta, dizendo que é sua noiva, mas nota que ainda não é meia noite, fica desesperado por só então perceber que aquela não é Odete, mas já tinha dado sua palavra. Muito triste vai até o lago, onde encontra sua amada e suas amigas, conta a ela o que aconteceu e ela o perdoa; juntos se jogam no lago e neste momento o encanto se quebra, o reino do feiticeiro desmorona, ele morre e o príncipe e sua princesa serão felizes para sempre.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bodas




















A palavra boda provém da palavra latina votum, que significa promessa.
Desta forma, quando se diz “minha boda” estamos dizendo “minha promessa”. Aqui no Brasil é comum comemorar-se as Bodas de Prata e de Ouro, respectivamente, 25 e 50 anos de casamento. Mas você sabia que existem nomes para todo aniversário de matrimônio? Aí vai a lista completa:



01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala

25º - Bodas de Prata

26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio

50º - Bodas de Ouro

51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá