domingo, 10 de junho de 2012

Tradições do Muay Thai



A tradição de uma série de rituais é referência no Muay Thai desde os seus primórdios até hoje, que continuam a ser reverenciados como parte fulcral desta tradicional arte marcial. Desta tradição destacam-se:

Khuen Kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno;

Krob Kru - Cerimónia que ocorre na Tailândia quando um aluno se torna professor;

Wai Kru - Ritual de respeito ao mestre;

Wai Kru - Também chamado de Khuen Kru é uma cerimónia para homenagear o mestre. Todos os anos é redito uma homenagem ao mestre. A isto é chamado "Yohk Kru", contudo, sempre que os pupilos queiram usar o conhecimento a eles ensinado, começam sempre por pagar o respeito "homenageando" seu mestre. Essa ação é chamada de Wai Kru ou Bucha Kru "para prestar homenagem ao mestre".

Wai significa "pagar o respeito" e Kru significa "professor".

    Ram Muay - Ritual que mantém os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com o propósito de que nenhum mal ocorra com lutador e o seu mestre. Após a apresentação do Wai Kru, é iniciado o Ram Muay que é um método de aquecimento e alongamento que consiste em desenvolver uma série de movimentos previamente estabelecidos ou improvisados em torno do ringue.
    Mongkon - Objeto que é colocado na cabeça do lutador pelo professor para dar sorte. Antes de Wai kru, o treinador coloca o objeto sagrado na cabeça do atleta, permitindo através da sua posição e formato, distinguir o respetivo local de onde o lutador tem a sua origem tal como quem é o seu treinador. Apenas o treinador é responsável por colocar e retirar o Mongkon da cabeça do lutador.
    Prajied - Corda trançada colocada no braço do aluno. Esta não serve para indicar a graduação do atleta, como é encarado por muitos.    Sawadee Krap - Cumprimento masculino.
    Sawadee Kaa - Cumprimento feminino.
    Sawadee Krap ou Kaa Kru Muay - Cumprimento ao Professor.
    Sawadee Krap ou Kaa Arjarn Muay - Cumprimento ao Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário